Missão e Objectivos

“Sou especial porque tenho uma missão”
A Apofen é uma instituição particular de solidariedade social, de utilidade pública, com sede na Praça Pedro Nunes, 88, Porto e também com instalações na avenida Rodrigues Vieira Nº 80, Araújo (Antiga EB1 do Araújo e a 250 m da estação do Metro do Araújo e ainda mais perto da paragem dos STCP 602), Araújo, Leça do Balio, Matosinhos.

Quando a APOFEN foi criada em 1993 e a sua missão era a de dar apoio às famílias que convivem de perto com estas patologias, mostrando que havia mais casos e que as famílias não estavam sozinhas. Hoje em dia, com doentes já adultos, a sua missão passa por apoiar todos os doentes e famílias nas mais variadas vertentes. A sua ação abrange todo o território nacional (continente e ilhas).

A Apofen tem por objetivos contribuir para uma melhoria da qualidade de vida dos portadores de Fenilcetonúria ou outras doenças do metabolismo das proteínas; conseguir uma dieta eficaz, económica e acessível; apoiar as crianças e os jovens com patologia; estimular o convívio quer entre os doentes quer entre os familiares; promover e divulgar os novos conhecimentos científicos e experiências nessas áreas e apoiar todo o tipo de situações que venham a surgir relacionados com as doenças.

Para a realização dos seus objetivos desenvolve as seguintes ações:
  • Promove a divulgação a nível nacional, de todas as informações respeitantes às doenças hereditárias do metabolismo das proteínas (DHMP) e aos métodos modernos de tratamento das doenças;
  • Estabelece intercâmbio com Organizações Internacionais Congéneres;
  • Presta serviços aos doentes DHMP e aos familiares diretamente relacionados, promovendo a defesa e o exercício dos respetivos direitos, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida;
  • Promove a integração social das crianças e jovens DHMP com vista ao sucesso escolar e profissional adequando medidas de suporte compatíveis com a patologia.