Encontro Nacional de Famílias

“Sou especial porque gosto de aprender”
O Encontro Nacional de Famílias acontece durante um fim-de-semana e abarca continente e ilhas. É direcionado para as famílias sendo caracterizado pelo contacto destas com os vários profissionais de saúde que estão presentes nestes Encontros com palestras científicas relativas às patologias em causa. Além do maior contacto e estreitamento de relações entre as famílias e profissionais é possível aos pais trocarem experiências entre si, bem como truques e dicas na elaboração das receitas.As crianças e jovens têm a oportunidade de realização de atividades adequadas à faixa etária, desde atividades lúdicas, a educativas (com monitores), passando por grupos de trabalho com psicóloga.


Encontros Regionais

“Sou especial porque gosto da minha mãe”
Os Encontros Regionais realizam-se nas regiões mais afastadas e têm a mesma dinâmica do Encontro Nacional de Famílias.Estes Encontros acontecem nas ilhas – Açores e Madeira – uma vez por ano e também no Algarve.


Campos de Férias

“Sou especial porque gosto de mergulhar no mar e jogar à bola”
O Campo de Férias da Apofen trata-se de um projeto único no país e tem a particularidade de abarcar o continente e ilhas. Nele participam doentes com DHMP, com 7 anos ou mais, e outros familiares sem patologia (com a mesma faixa etária) o que possibilita uma interação interessante. Com o lema “sou especial”, esta atividade proporciona a interação destes doentes com técnicos de saúde, monitores e irmãos/primos/amigos no sentido de aprenderem a garantir a sua vivência em autonomia do tratamento da patologia e independência face à dieta alimentar.Os jovens têm a possibilidade da convivência com mais “iguais a si”, partilhar experiências, e vivenciar outras que se tornam únicas. Os laços de amizade criados tornam-se muito fortes pois têm algo em comum e sentem que “o outro” tem as mesmas dificuldades e o entende como ninguém.Além do grupo de trabalho com a psicóloga, contam-se atividades desportivas radicais, educativas e lúdicas. Tem a duração de uma semana.


Escolas de Cozinha

“Sou especial porque gosto muito de batatas fritas”
As Escolas de Cozinha funcionam como um espaço de partilha de saberes e sobretudo de aprendizagem. Ao estilo workshop são partilhadas receitas inovadoras levadas a cabo por elementos da direção da Apofen, por alguns pais ou por Chefes de cozinha. Ocorre durante uma manhã, sendo posteriormente o almoço partilhado com o resultado da Escola de Cozinha.São dirigidas a pais, doentes, familiares ou outras pessoas interessadas (por exemplo nutricionistas e cozinheiros de empresas de restauração presentes nas escolas, nutricionistas/dietistas de hospitais ou Centros de Tratamento, etc).