APOFEN
APOFEN

DOENÇAS HEREDITÁRIAS DO METABOLISMO DAS PROTEÍNAS

APOFEN

Encontro Nacional 2015

Entre os dias 20 e 22 de novembro realizou-se o XVI Encontro Nacional da APOFEN.

O Inatal da Foz do Arelho e a sua belissima paisagem envolvente cativaram todos os participantes. Apesar do frio e de alguma chuva, várias pessoas desceram à lagoa e à prai, passearam e conheceram o local ou simplesmente andaram pelo hotel.

O Encontro Nacional é um evento muito importante para o público da APOFEN, uma vez que aborda diversas temáticas fundamentais à vida dos portadores de doenças hereditárias do metabolismo das proteínas (DHMP). Deste palestras científicas, passando pelas escolas de cozinha, pelo convívio e troca de experiências, o Encontro Nacional é um fim-de-semana no ano revitalizante e ótimo para recarregar baterias para o próximo.

A chegada foi na sexta-feira à noite, 20 de novembro, embora o evento só tenha começado no sábado. O pequeno-almoço deu início aos reencontros. Após esta receção, todos se dirigiram para o auditório onde o Professor Nuno ALçada apresentou as "Particularidades dos Processos Bioquímicos das DHMP" e os laboratórios apresentaram as suas mais recentes inovações.

Após o almoço, segui-se a Assembleia-geral e a Escola de Cozinha terminou o dia de forma muito positiva, uma vez que foram ensinadas novas receitas que agradaram a todos.

Durante todo este dia de sábado, houve sessões paralelas, dinamizadas pela psicóloga da APOFEN que realizou grupos de trabalho divididos por faixas etárias. Estes grupos revelaram-se muito gratificantes para os participantes com DHMP (crianças, jovens e adultos) e foram o palco priveligiado para troca de exeriências!

O domingo, acabou por ser um dia livre, o qual os participantes aproveitaram para colocar conversa em dia e usufruir juntos do restante tempo de Encontro.




Publicada em: 02/12/2015


Voltar