APOFEN
APOFEN

DOENÇAS HEREDITÁRIAS DO METABOLISMO DAS PROTEÍNAS

APOFEN

Encontro Nacional 2015 está a chegar

Este ano, como já é do conhecimento de todos, o Encontro Nacional da APOFEN irá realizar-se na Foz do Arelho. O local escolhido foi o Hotel Inatel que fica situado numa paisagem deslumbrante, partilhando uma autêntica visão: um magnífico areal situado na confluência da Lagoa de Óbidos com o mar e margens revestidas de um cenário verdejante. No passado, este conjunto de edifícios foram um notável Palácio de Francisco Almeida Grandella, onde Afonso Costa durante a 1ª República redigiu a Lei da Separação da Igreja e do Estado. Entre os dias 20 e 22 de Novembro o Inatel da Foz do Arelho irá ser o palco do Encontro Nacional, já que proporcionará tudo que é necessário para a realização deste evento da APOFEN.

Este ano a abordagem será bastante abrangente, no sentido de abarcar diferentes e importantes vertentes relacionadas com as doenças hereditárias do metabolismo das proteínas. O Professor Nuno Alçada, do Departamento de Bioquímica da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, que nos irá apresentar uma palestra sobre os processos bioquímicos e o que funciona de modo diferente nos organismos dos nossos doentes.

O impressionante Bacalhôa Buddha Eden, o maior jardim oriental da Europa, receberá a APOFEN para uma visita tranquila e relaxante. Com cerca de 35 hectares, o jardim foi criado em protesto contra a destruição dos Budas Gigantes de Bamyan, naquele que foi um dos maiores atos de barbárie cultural, apagando da memória obras-primas do período tardio da Arte de Gandhara. Entre budas, pagodes, estátuas de terracota e várias esculturas cuidadosamente colocadas entre a vegetação, estima-se que foram usadas mais de 6 mil toneladas de mármore e granito para edificar esta obra monumental. A escadaria central é o ponto focal do jardim, onde os Buddha dourados dão calmamente as boas-vindas aos visitantes. No lago central é possível observar os peixes KOI e dragões esculpidos que se erguem da água. Existem ainda 700 soldados de terracota pintados à mão, cada um deles único, encontrando-se alguns enterrados, tal como há 2200 anos. Um jardim muito agradável, que transmitirá a paz suficiente para recuperar energias para mais um ano!

Para além destes locais e títulos das palestras, temos o reencontro entre os habituais e as boas-vindas para os recém chegados, temos o ambiente típico dos Encontros, a camaradagem, as conversas, as refeições, tudo à boa maneira da APOFEN.





Publicada em: 20/11/2015


Voltar