APOFEN
APOFEN

DOENÇAS HEREDITÁRIAS DO METABOLISMO DAS PROTEÍNAS

APOFEN

2º Fim-de-semana Cultural

Realizou-se nos dias 16, 17 e 18 de Maio de 2014 (no passado fim-de-semana) o 2º Fim-de-semana Cultural da Apofen.

Desta vez a cidade escolhida foi Coimbra, cidade que viu a sua Universidade, zona Alta e Rua da Sofia considerada como Património Mundial da Humanidade, no ano de 2013. Os nossos jovens tiveram a oportunidade de conhecer estas zonas, bem como outras igualmente importantes para a cidade, tais como Penedo da Saudade, Jardim Botânico, Parque Verde do Mondego, etc.

Ficando alojados no Serenata Hostel, edifício onde funcionou até há pouco tempo o Conservatório de Música de Coimbra, tiveram a oportunidade de ficar numa zona priveligiada: centro da cidade, no Largo da Sé Velha, onde é realizada a Monumental Serenata da Queima das Fitas de Coimbra.

E de facto, a história de Coimbra confunde-se com a da sua Universidade; mas também em muitos recantos se "encontram pedaços" de uma das mais belas histórias de amor: D. Pedro e D.Inês de Castro.

O percurso iniciou-se na Sé Velha, daí seguiram até à Universidade onde foi possível subir a Torre (ou "cabra" como é chamada pelos Estudantes), passando pelas Repúblicas dos Estudantes chegaram ao Jardim Botânico e Penedo da Saudade. Da Praça da República conseguiram ver o vulgarmente denominado Jardim da Sereia e descendo até à Praça 8 de Maio visitaram o Jardim da Manga. Depois de conhecerem a Igreja de Sta. Cruz e Café de Sta. Cruz (que anteriormente funcionou como um edifício de apoio à Igreja) seguiram até ao Largo da Portagem, onde identificaram o consultório de Miguel Torga, enquanto médico. Após uma série de desafios fazendo lembrar um peddy-papper foi hora de rumarem até ao hostel subindo o famoso Quebra-Costas.

Domingo foi dia de "descansar" e passear pelo Parque Verde do Mondego.

No fim, todos regressaram a casa de coração cheio por mais um Fim-de-semana Especial.

A Apofen faz um agradecimento especial à Vanessa Azedo: pela tua total dedicação e excelente capacidade de organização desta atividade, foste uma das peças fundamentais na preparação do 2º Fim-de-semana Cultural.

Um agradecimento às Cantinas da Universidade de Coimbra (SASUC), nas pessoas do Chef Luís Lavrador e Cozinheiro José Carlos, pela magnífica recetividade, disponibilidade, dedicação e total empenho na confeção das ementas especiais.

Um agradecimento ao Serenata Hostel, pela cedência de espaços para que fosse possível aos nossos jovens prepararem a sua medicação.

Um agradecimento à Glutamine, pelo seu apoio em mais uma atividade realizada pela Apofen.

 






Publicada em: 21/05/2014


Voltar