APOFEN
APOFEN

DOENÇAS HEREDITÁRIAS DO METABOLISMO DAS PROTEÍNAS

APOFEN

Campo de Férias 2013 - Tocha

Realizou-se na semana de 18 a 24 de Agosto mais um Campo de Férias da APOFEN, nas Instalações da Quinta da Fonte Quente, Tocha. De entre as diversas atividades, as nossas crianças e jovens divertiram-se com os demais da sua idade com e sem patologia, uma vez que o CF da APOFEN tem a particularidade de contar também irmãos, primos, amigos sem patologia, desde que na mesma faixa etária.

Ficam os comentários  a este campo de férias:

"Obrigada por mais uma semana única e especial, sem dúvida este foi o melhor campo de férias em tudo! Fomos um grupo muito forte e unido, as amizades fortaleceram-se e novas caras juntaram-se à família que para mim senti como se já antes os tivesse conhecido. Foi muito bom e faço um especial agradecimento à Marta por ter atendido o meu caso da dieta com proteínas com todo o carinho e atenção e também a toda a Associação/Direção da Apofen nos terem recebido e tratado muito bem, são uma Grande equipa. Obrigada por me proporcionarem uma excelente semana. Beijinhos.  P.S. O único acontecimento que não me agradou foi o facto de ter chegado mesmo em cima da hora à estação na viajem de volta, em que por frações de minutos não perdemos o comboio. Foi um momento complicado para quem foi no comboio mas por sorte conseguimos ir rumo a casa com a normalidade. Obrigada." Vânia Jerónimo, 21 anos, Acidúria Arginino-Succínica.

"Pessoal do cf 2013 obrigado pelos risos pelas partidas pelas atividades e por uma boa semana de férias.Acho que em relação ao ano passado esta grande família estava mais unida que nunca! Gostei muito deste campo de férias. OBRIGADO !!" Francisco Silva, 14 anos, PKU.

"Gostava de dizer Obrigado por mais um campo de férias extraordinário, foi tão bom voltar a ver as pessoas do ano passado e conhecer as novas pessoas que vieram pela 1ª vez. Quero dizer também que o grupo deste campo de férias foi muito unido, nas atividades, na discoteca, estavam todos a divertir se e sempre juntos e no fim a despedida foi forte e amarga porque ficamos tão unidos nessa semana que custou muito a ida embora. Esta é a minha opinião deste campo de férias :) Aguardo pelo encontro para voltar a ver todos de novo. Cumprimentos" António Beliche, 19 anos.

"Pediram me para fazer para fazer uma pequena apreciação do meu primeiro campo de férias da APOFEN. Não sei muito bem como descrever a melhor semana de todo o sempre talvez por ser novidade para mim mas a verdade foram as minhas melhores férias. Há ali qualquer coisa que fascina qualquer um, talvez a adrenalina, a emoção...tudo é um enorme misto de emoções. Adorei a semana e é um grupo no qual pretendo integrar." Francisco Teixeira, 15 anos.

"Gostei muito deste campo de férias, estava tudo bom, apesar de às vezes não gostar da comida. Foi mesmo espetacular, as atividades foram boas. A única coisa menos boa foi não podermos fazer barulho, ao contrário do que aconteceu em Sintra que estávamos mais à-vontade, mas de resto estava bom." Christopher Santos, 19 anos Citrulinemia.

"Este campo de férias como todos os outros foi especial. Conheci pessoas novas, reencontrei amigos, família, irmãos, pessoas com quem posso contar sempre contar! Foi como sempre uma grande maneira de poder ver a minha segunda verdadeira família. Foi uma grande maneira de lidar, novamente, com novos problemas e de perceber o quanto o meu é insignificante á vista de outros bem piores... Permitiu que tivesse contacto com pessoas que percebem mais de mim do que eu mesma... Que me ajudam a lidar com os maiores medos e me aconselham nas maiores alegrias. Este campo de férias foi como os outros... um misto de diversão e de alegria , de convívio , de amizade , de irmandade , mais que isso até . Foi das melhores semanas da minha vida com as pessoas mais fantásticas que conheci. Espero que o campo de férias se realize durante muitos mais anos Quero agradecer sobre tudo aos monitores que despenderam do seu tempo com a família para estarem connosco e peço desculpa se alguma vez não vos ouvi... Obrigado por tudo mesmo! Amo vocês." Alexandra Dias, 14 anos, PKU.

"Pronto...finalmente já sei o que dizer acerca do campo de férias da APOFEN 2013. A semana que passei em Tocha-Cantanhede foi excecional. Adorei tudo da colónia, independentemente dos contratempos ou as pessoas chatas (cujos nomes não vou dizer...eheh xD) mas foi fixe...foi uma experiência para repetir...outra vez...e outra vez...até morrer se for preciso. ;) Sinceramente, posso dizer que foi das melhores semanas que alguma vez passei...há aquelas pessoas que ficam mais na memoria que outras...há aquelas atividades que gostei menos...mas foi muito gratificante. Opá os monitores, a malta, as pessoas com quem não convivi muito até...estão todas no meu coração <3 Espero ver todos os rostos ao vivo em Novembro, e estar com alguns nas atividades que sairão da cabeça do meu padrinho ao longo do ano ;) Adoro-vos a todos <3

Porque... Isto é uma família. Isto é a APOFEN." João Teixeira, 14 anos.

"Boa tarde minha gente apesar de já ir a alguns campos de férias posso dizer que este foi o melhor de todos, o grupo foi bastante coeso, a camaradagem foi ótima, os monitores tiveram em atenção ao plano alimentar de cada um mesmo que isso por vezes obrigasse a uma certa ginástica por parte dos mesmos. O quarto não podia ser melhor tenho de agradecer a quem nos fez ficar todas juntas e as atividades foram ótimas o pior mesmo foi só o tempo mas enfim não se pode ter tudo. Quanto a Cristina ela adorou quer repetir e até já nos chama de família, ela adorou tudo." Julieta Rocha, 35 anos, OCT.

"Mais um campo de férias se passou .. Com ele mais alegria, mais sorrisos, mais dificuldades ultrapassadas, mais emoções, mais momentos especiais. Não posso esconder o enorme orgulho que tenho em fazer parte desta família. São, sem dúvida, especiais! Pois bem, a semana foi animada, cheia de atividades e com monitores espetaculares! :) De entre a caça ao monitor, o park aventura, o splash, a ida à praia, o karaoke, o desfile e a sessão noturna, muitas mais coisas se passaram e fizeram desta a semana mais especial, a mais aguardada por muitos! No coração e na memória ficam as recordações fotografadas pelas lentes da emoção, os melhores momentos e as melhores aventuras. Obrigada a todos e a cada um por mais esta semana, por todos os momentos lá vividos. Muitos mais se seguirão e continuaremos juntos neste nosso mundo especial * Um grande beijinho para todos" Vera Silva, 19 anos.

"Ola Apofen, a pedido da Elisabete, envio-vos a minha opinião sobre o campo de férias 2013 e ainda uma pequena surpresa. Quero agradecer à associação por proporcionar experiências deste género, digo eu inesquecíveis.  Foi a primeira vez que fui, pretendo repetir no próximo ano e conheci muita gente fantástica e histórias de uma verdadeira luta. Fiquei com uma outra visão deste mundo metabólico diferente da que tinha até agora. Aconselho vivamente a que levem este tipo de eventos a mais crianças com doenças metabólicas para se sentirem num mundo só delas por uma semana :) Aqui vai a surpresa...

Com a boli vou brincar

Cantar, jogar e dançar

Rir para o medo afastar

Sei que estou em segurança

Por isso, junta-te a esta dança

Vem rir e brincar
Que a boli vai-te ajudar
Não tenhas medo de tentar
Aqui somos todos iguais
E todos muito especiais


Esta semana tua aproveita
E Afasta a tua maleita
E junta- te a brincadeira
Amigos e amigas farás
A esta família pertencerás
E jamais a esquecerás!

Obrigada a todos..." Catarina Costa, 19 anos, Leucinose.

(Projeto cofinanciado pelo programa de financiamento do INR, I.P. às ONG)


 


Publicada em: 17/09/2013


Voltar